terça-feira, 30 de junho de 2015

Leitura e Educação



Chegámos ao fim do primeiro mês em que colocámos o objectivo de propor leituras de Verão para crianças e jovens entre os 7 e os 14 anos. A leitura em períodos de descanso escolar é um assunto sempre debatido e nunca resolvido. Considerámos que poderíamos fazer parte desse diálogo e propor autores e textos. Seleccionámos autores de língua portuguesa, por razões várias incluídos no PNL,  não os seleccionámos por estarem nessa lista, um dos propostos não está de todo, mas procurámos garantir a relação entre a leitura espontânea do tempo de ócio com trabalho escolar, não como um meio mas como fim. Esperamos contribuir para a nunca finda tarefa da atitude crítica e do olhar encantado sobre o real. Esperamos contribuir para o hábito genuíno de procurar um livro, esfolhear e "espreitar", não só o livro mas o universo que existe entre todas as páginas e em cada intervalo de linha.
Cada um dos orientadores de leitura que publicámos, fizémo-lo para iniciar e perturbar, não para apontar caminhos, da mesma forma que pedimos para nos fazerem chegar as suas leituras, desenhos ou sugestões, os orientadores são somente o início, o que os motiva são as questões, são os paradoxos que o texto pode provocar, não as respostas que alguns encontrarão, por isso, neste Verão a Dianoia - Integra Saberes continuará a questionar e a propor alguns autores como forma de inquietação.

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