segunda-feira, 29 de junho de 2015

Amarguinha, de Tiago Rebelo - Orientador de leitura


- Sophia!!!!!!!!!!!!!!
Gritou Fhilos, enquanto corria com um livro na mão.
- Mas como gritas! O que é que queres? Respondeu Sophia, do lado de lá do jardim.
- A minha avó deu-me um livro com três amigos, quer dizer eram três, depois são quatro …
- Três ou quatro, estás cada vez mais “taralhouco” ….! Disse Sophia.
- Não me deixas terminar … São três: Amarguinha, Martinho e o gato “Caçador”, como nós! - Só não percebi ainda porque se chama o gato assim!
- Está bem, mas tu disseste que eram quatro, eu bem digo, já não sabes contar! - Lol e mais lol!
- E tu tens a mania! - São quatro, depois aparece outra miúda, melhor que tu ..., ela ouve a amiga!
- Ok, então diz lá! Sophia pousou o telemóvel na relva.
- Podes ler para mim? - Já estou cansado, é grande o livro! - Também já estou confuso … O que é falir?
- Espera! Disse Sophia. - Como se chama o livro?
- Amarguinha! - O senhor que escreveu chama-se Tiago Rebelo! Respondeu Fhilos. - Agora podes ajudar-me?
- O que queres saber? Perguntou Sophia
- Estas perguntas! Disse Fhilos.
- Então temos de ler os dois, de acordo? 
E os dois começaram a ler ... Lá bem no fundo do jardim ...


- Será que Amarguinha é nome próprio?
- Que nome darias a Amarguinha?
- Já brincaste com gravilha e com terra num jardim? Conta-nos como foi.
- O que é um jardim de inverno?
- O que conversam os amigos?
- O que é para ti um amigo?
- Quanto tempo estiveram Amarguinha e Martinho sem se verem?
- Explica-nos por que “Caçador” é um bom nome para gato?
- O que fazem as crianças quando no mundo dos adultos as coisas não correm muito bem?
- É importante procurar os amigos de quem não sabemos a morada?
- Porque estão as pessoas sempre com pressa?
- Os bancos emprestam ou vendem dinheiro?
- O que quer dizer poupar dinheiro?
- É importante ser observador e gostar de fazer perguntas?
- O que significa ficar de castigo?
- O que são histórias que acabam bem?

A Sophia e Fhilos ainda não nos enviaram as suas respostas, podes ser tu a enviar em 1º lugar!
Já sabes, podes enviar as respostas, desenhos ou sugestões para aqui ou ainda aqui


Boas leituras!!!!!!!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário