segunda-feira, 27 de julho de 2015

O Cavaleiro da Dinamarca, Sophia de Mello Bryner Andresen - orientador de leitura




- Sophia, podes ler para mim este livro? 
Eu sei o que é um cavaleiro, mas este faz coisas estranhas e não luta...! Ah, e também preciso de um mapa para fazer uma marca nos sítios que ele visitou! Fico perdido... E o cavaleiro ficou doente … não percebo, pensei que os cavaleiros tinham super-poderes … este está sempre a dizer que vem para casa! Eu se fosse cavaleiro queria lutar! Sabes aqueles bonecos que a avó me comprou? Ainda não percebi se é um desses cavaleiros. Porque é que ele vive na Dinamarca, também há lá cavaleiros?
- Ah … esse livro não era para ti! Foste outra vez mexer na minha estante! AVÓOOOOOOOOOOOOOO... É demais que mania … o Fhilos foi outra vez mexer nas minhas coisas, assim não dá!!!!!!!!!
- Não fui eu sozinho …
- Querem ver que vais dizer que foi o Ócio!
- Sophia, que irritação, calma, o que aconteceu? - Perguntou a Avó.
- O Fhilos …
- Não … não fui eu … o Ócio foi para o quarto da Sophia...
- Muito bem, que livro leste? - Perguntou a Avó.
- O Cavaleiro da Dinamarca … tem o mesmo nome daquele que tem a Árvore …
- Sim, a senhora que o escreveu chamava-se Sophia de Mello Bryner Andresen, e também é autora do conto A Árvore.
- Mas ele está sempre a arranjar desculpas! - Disse Sophia, já menos irritada e algo curiosa, como é que um rapaz de sete anos tinha conseguido ler aquele livro, era um pouco grande ...
- Demoraste muito tempo a ler o do barco com olho e capacete … e já não tinha outro … mas ainda não acabei e saltei páginas … Há coisas que não sei, o que é o mundo novo?


Sophia pegou então no livro …

- Quais as razões que levaram o cavaleiro a informar a família da decisão de ir peregrinar?
- Quantas histórias existem neste conto?
- O que fizeram de comum as personagens de cada uma das histórias que estão neste conto?
- Quantas e quais as personagens reais referidas neste conto?
- Consegues explicar a relação entre conhecer e viajar?
- Desenha um mapa com os percursos e cidades que o cavaleiro visitou durante a sua viagem.
- Porque se indignou o Cavaleiro?
- Em que século te parece ter acontecido a viagem do Cavaleiro? Indica as razões da tua afirmação.
- O desconhecimento da língua dos outros pode originar conflitos? Apresenta as tuas razões para justificar a afirmação apresentada.
- Devemos sempre cumprir as nossas promessas?


Contamos com as tuas respostas para aqui ou aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário