“Se
pensam que não consigo … !”
Sophia
ia pensando consigo mesma - Como manter aquele objectivo?
- Ler um livro por semana durante o verão!
Todos (precisamos explicar quem constituí este sujeito?) lhe disseram várias vezes:
- Ler um livro por semana durante o verão!
Todos (precisamos explicar quem constituí este sujeito?) lhe disseram várias vezes:
-
Tens de ler! É fundamental que desenvolvas capacidades de leitura e
análise de texto!
Pobre
da miúda, aqui na Dianoia-Integra Saberes ficamos um pouco
preocupados … irá ela conseguir? Nada de confusões, Sophia adora
ler, mas sempre que o faz navega, perde-se, inventa … enfim imagina
mais do que o que lhe dizem as páginas do livro, aparecem questões,
quase que tem visões … resultado o livro está ali e a Sophia nem
sabe já dele … quando dá por ele está amarrotado, virado,
cabisbaixo e sem marcador para voltar à página certa …
-
Ócio o que fizeste ao livro? Grande peste! Estiveste a roe-lo e
fechaste-o, agora como sei onde ia?
Pronto,
solução encontrada para um livro fechado!
O
livro quase fechado desta semana tem por título “Ilíada”, foi
escrito por Homero há alguns séculos … e João de Barros
reescreveu-o, as questões que hoje vos propomos são sobre os
acontecimentos que levaram à escrita do livro e também dos
pensamentos da Sophia enquanto o lia.
Dúvidas e perguntas da Sophia:
-
Porque se chama “Ilíada” ao poema de Homero?
- De
acordo com a historiografia e a arqueologia actuais podemos datar e
contextualizar este conflito?
-
Quem são as duas mulheres que dão origem a dois episódios da
guerra de Tróia e em que circunstâncias foram raptadas?
-
Quais são os episódios/acontecimentos referidos na questão
anterior?
-
Como descreves a atitude de Agamémnon ao apoderar-se de Briseida?
-
Terá Agamémnon agido ilegitimamente e abusado do poder ao entrar na
tenda de Aquiles? Fundamenta a tua resposta com princípios da lei e
dos direitos humanos actuais.
- A
reacção de Aquiles a este acontecimento resulta de um carácter
ultrajado e impulsivo, ou da defesa do primado dos direitos humanos?
-
Qual é o sentido do adjectivo “heróico” quando atribuído a
Aquiles?
-
Qual é o reino de Aquiles? Como se chamam os seus guerreiros?
-
Quais os diferentes reinos/comunidades que constituíam os exércitos
gregos?
- A
existência de diferentes grupos num exército ou organização supõe
cedências ou consensos políticos?
-
Quais as qualidades fundamentais que Homero refere relativamente a
Páris e a Heitor, filhos de Príamo?
-
Qual o acontecimento que leva Aquiles, finalmente, a combater?
-
Comenta a atitude de Aquiles perante o pai de Heitor, Príamo, quando
este o visita e lhe pede o corpo do filho morto.
-
Qual a cruel lei da guerra referida por Homero, que mensagem nos
transmite?
Já sabes, contamos com as tuas respostas e hipóteses de interpretação do texto, não esqueças: - Durante as férias de verão um livro por semana!
Envia-nos o que a tua criatividade deixar para aqui
ou então responde aqui
BOAS LEITURAS!
Sem comentários:
Enviar um comentário